Mais de um terço dos gols do Botafogo com Renato Paiva foram marcados por laterais
2025-05-07
IDOPRESS
Cuiabano foi eleito o melhor jogador da partida entre Botafogo e Carabobo — Foto: Vítor Silva
Entre críticas pelo desempenho coletivo ruim e pelos resultados instáveis,Renato Paiva tem colhido frutos por uma das principais características que tentou implementar no Botafogo desde a sua chegada: a maior participação ofensiva dos laterais. Retrato disso é que,dos 14 gols marcados pelo alvinegro sob o seu comando,cinco foram marcados por jogadores da posição — ou seja,35,7%.
Na suada vitória por 2 a 1 contra o Carabobo,na última terça-feira,os artilheiros da noite foram Vitinho e Cuiabano. Foi a primeira vez que o camisa 66 — responsável pela finalização que originou o rebote aproveitado pelo companheiro — balançou as redes na temporada,e a segunda do lateral-direito. Ele também havia marcado contra o Fluminense. Além disso,Telles anotou um gol contra o Capital e Mateo Ponte,no confronto com o Juventude.
Em termos táticos,esse é um dos grandes legados do trabalho de Renato Paiva no Botafogo até o momento. Antes mesmo de estrear oficialmente pela equipe,o treinador português já explicava como queria esse maior protagonismo ofensivo por parte dos seus laterais.
— Quero que os laterais tenham protagonismo quando atacamos. A dinâmica tem a ver com o jogo posicional. É nessa versatilidade que quero que a equipe ataque. E o compromisso defensivo que eles têm que ter. E eu quero que eles façam gols. Disse a eles que quero que eles sejam uma ameaça quando atacarmos. Uma ameaça muito forte para as defesas adversárias. Estamos criando dinâmicas para isto. Claro,além do compromisso de defender — afirmou Paiva no dia 20 de março.